04 março 2012

Síndrome de Moebius

O que é?

É uma doença caracterizada por uma paralisia facial, ou seja, há perda de movimentos do rosto. Essa paralisia pode ser total (quando a pessoa não consegue realizar nenhum movimento com os músculos da face) ou parcial (quando a pessoa consegue realizar alguns movimentos, porém reduzidos). São afetados os movimentos dos olhos e os movimentos da face que expressam emoções.

Características:


Os nervos afetados na doença são o abducente e o facial, porém, muitas vezes há anomalias de outros pares de nervos cranianos, principalmente o glossofaríngeo e o hipoglosso. Como cada nervo é responsável por uma região da face, de acordo com os nervos afetados em cada caso há um conjunto de manifestações.
- face em máscara ou falta de expressão facial;
- inabilidade para sorrir;
- estrabismo convergente;
- ausência de movimentação lateral dos olhos e do piscar;
- dificuldade para fechar os olhos seguidos de ressecamento da córnea;
- fraqueza muscular na parte superior do corpo;
- hipoplasia de mandíbula e de maxila;
- palato alto e estreito;
- alterações de dentes;
- alterações na fala;
- problemas auditivos;
- malformações de extremidades;
- miopatia primária;
- retardo mental;
- pés tortos congênitos;
contratura flexora de joelhos e tornozelos;


Diagnóstico:


Por apresentar múltiplas manifestações, tais pacientes deverão ser avaliados por equipe multiprofissional especializada em tais casos.
O tratamento deverá ser feito em equipe priorizando as diferentes necessidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais dos pacientes.

Tratamento:

Por apresentar múltiplas manifestações os portadores da síndrome deverão ser tratados por equipe multiprofissional especializada em tais casos. O tratamento deverá priorizar as diferentes necessidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais dos pacientes.
Dependendo das necessidades, os pacientes precisarão de correção cirúrgica ortopédica (para os pés tortos) e oftalmológica (para estrabismo). Também são necessárias cirurgias para correção da polidactilia e sindactilia. Se houver alteração neurológica, necessitarão de cuidados medicamentosos por parte do neurologista.
Quando bebês, enquanto não houver condições de alimentação por via oral, deverão ser alimentados por sondas e receber estimulação intra-oral, esta última realizada por fonoaudiólogo.
Será este último profissional que lidará com a alimentação, fala, linguagem e cuidados para com a expressão corporal favorecendo a ausência da mímica facial.
Fonte: http://acdgcomplemento.blogspot.com/2008/06/sndrome-de-moebius.html

0 comentários:

Postar um comentário