09 março 2011

O Gago e o Telefone


Muitas pessoas, mesmo sem ter gagueira, encontram dificuldades para usar o telefone. Ouça pessoas que não têm gagueira usando o telefone: algumas levam vários segundos para responder, porque precisam organizar suas idéias ou deixar o pensamento mais claro. Algumas dizem hum... e éh... diversas vezes e geralmente estão longe de serem muito fluentes. Outras podem ser muito expressivas com o rosto ou com as mãos, às vezes falando alto e de forma agressiva. Usar o telefone pode ser fonte de ansiedade para muitos e cada pessoa aprende a lidar com isso à sua maneira. Se, pelo fato de ter gagueira, o telefone representa um problema especial para você, então as dicas a seguir podem ser úteis.
A maioria das pessoas, não só as com gagueira, ficam desapontadas quando sentem que, por não terem sido suficientemente fluentes, não conseguiram transmitir adequadamente a mensagem. Se você sentiu que uma determinada ligação foi estressante e que você gaguejou mais do que o habitual, tente esquecê-la. Adote uma atitude positiva. Lembre-se de que haverá outras ligações em que você gaguejará menos. Você pode tirar lições úteis de cada experiência de fala, mesmo das negativas. Em casa, grave suas conversas ao telefone se puder. Caso tenha computador e uma boa conexão à internet, use o programa Skype (um software de ligação telefônica pela internet) e instale junto com ele o plug-in Pamela para gravar as conversas. Depois de gravar, analise sua fala cuidadosamente, especialmente a velocidade de fala e os momentos em que ocorreram os bloqueios. Tente aprender com cada ligação e prepare uma estratégia para a próxima. Fazer isso rotineiramente ajudará a identificar os problemas recorrentes. 

 
 
Pense ...
•A prática pode ajudá-lo a se sentir mais tranquilo para usar o telefone.
•Enfrente seu medo do telefone. Reflita sobre o que faz você sentir medo e o que pode fazer sobre isso.
•Procure estar consciente das situações em que você normalmente evita falar ao telefone e gradualmente enfrente esse medo.
•Escolha usar o telefone em vez de recorrer a mensagens escritas.
•Torne-se a pessoa que atende ao telefone em sua casa.
•Assuma abertamente que você tem gagueira. Isto pode ser muito difícil, principalmente se tiver evitado falar sobre o assunto durante toda a vida.
•Fale mais sobre seu problema. Muitas pessoas relatam que falar sobre a gagueira reduz a ansiedade e o medo de gaguejar.
•Ao telefonar para um conhecido, lembre-se que ele já sabe que você gagueja.
•Observe pessoas que não gaguejam falando ao telefone. Preste atenção à sua falta de fluência e às suas hesitações.
•Finalmente: pratique, pratique, pratique. Não deixe que essa peça de plástico moderna domine sua vida. É muito melhor usar o telefone e gaguejar do que evitar usá-lo.

Fonte: The British Stammering Association e http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=162
Autor: Edwin Farr
Tradução adaptada: Hugo Silva. Revisão: Sandra Merlo.

0 comentários:

Postar um comentário