20 janeiro 2011

Voz no teatro


Um dos desafios encontrados por atores, principalmente os que trabalham em teatro é fazer o uso adequado da voz enquanto representa para uma platéia. A voz cênica (voz usada por atores em teatro) deve ser percebida como algo que precisa estar presente em todo a ambiente ao seu redor. Além das técnicas vocais, eles precisam se preocupara também com a expressão corporal e as técnicas de interpretação.
Assim como no dia a dia a nossa voz muda de acordo com o nosso estado emocional, o ator precisa colocar essas mudanças de voz também em seus personagens, fazendo com que passe maior naturalidade durante a atuação. Outra situação que pede mudanças na voz, é por exemplo, quando o ator representa personagens de diferentes faixas etárias, sendo que a voz tem que estar de acordo com cada uma, daí a importância da voz de um bom preparo para que a voz aquente tais mudanças sem que haja um prejuízo em sua saúde, além de todo o trabalho relacionado a interpretação.
Para atingir uma voz adequada, primeiramente o ator deverá ter consciência que a respiração adequada é indispensável, assim como uma boa postura do corpo.
O trabalho do fonoaudiólogo com esse profissionais busca o desenvolvimento da voz tanto na parte de preparar a voz para a atuação quanto na parte de saúde vocal, desenvolver recursos para que a voz transmita a emoção necessária a cada cena, utilizando os recursos específicos para cada atuação, trabalhar com respiração, articulação das palavras, ressonância entre outros, para que o ator tenha condições de fazer diversas formas de emissão da voz e conscientizações quanto às estruturas responsáveis pela produção da voz.
É recomendado que os atores evitem tensões, pois isso pode causar tensão na região da laringe (onde a voz é produzida), prejudicando assim a qualidade vocal; evite pigarrear (já que isso provoca atrito nas pregas vocais, podendo machucá-las); faça repouso vocal após usa-la por muito tempo; beber muita água; não fazer uso excessivo da voz em ambientes barulhentos; evitar bebida alcoólica, pois causam efeito anestésico, além de irritar o trato vocal e evitar cigarro ou qualquer tipo de droga, pois aumenta a produção de pigarro.

Fonte: http://fonorientando.wordpress.com/

1 comentários:

Fabiana disse...

Gostei, muito interessante!

Postar um comentário