19 julho 2011

Som alto causa perda auditiva?!



A exposição a sons intensos é a segunda causa de deficiência auditiva, dano que é possível prevenir mas difícil de reverter. Às vezes, um único episódio de som muito intenso pode causar perda auditiva irreversível. Isto acontece porque o som muito alto lesa as células sensoriais auditivas, causando perda auditiva que pode levar a zumbidos e distorção sonora.
Os primeiros sintomas de perda de audição induzida por ruído são sutis e geralmente começam pelas freqüências agudas.
Estudos mostram que quatro em cada 10 pessoas expostas a ruídos de 90 decibéis (dB = unidade de medida de intensidade sonora) durante 40 anos têm chance de desenvolver perda auditiva. Pessoas mais sensíveis podem ter suas células sensoriais auditivas lesadas irreversivelmente por um único evento de som acima de 100 dB. Note que essa intensidade é facilmente atingida em cinemas, “baladas” e shows musicais.
Se sua resposta a uma ou mais das seguintes questões for “sim”, é provável que você freqüenta ou freqüentou ambiente com volume de música potencialmente lesivo à audição:
• Quando a música está tocando, é necessário gritar para se fazer ouvir?
• Você ouve zumbidos depois de ter saído do recinto onde houve música?
• Aparece uma sensação de ouvidos cheios ou diminuição de audição após a exposição sonora?
ESCALA - O som tem a capacidade de afetar humanos sobre uma série de aspectos psicológicos e fisiológicos.
Até 90 decibéis, os efeitos são principalmente psicológicos:
• O som de uma música pode acalmar, alegrar ou até excitar;
• Um som desagradável como o raspar de uma unha sobre um quadro-negro pode “arrepiar”;
• O som intermitente de uma gota d’água pingando de uma torneira pode impedir o sono, e veja que se trata de apenas 30 ou 40 dB.
De 90 dB a 120 dB, podem ocorrer também efeitos fisiológicos, como alteração temporária ou irreversível da fisiologia normal do organismo. Os ambientes com essa intensidade sonora são considerados insalubres.
Acima de 120 dB, o som pode começar a causar efeitos físicos sobre as pessoas: vibrações dentro da cabeça, dor aguda no ouvido médio, perda de equilíbrio, náuseas. A própria visão pode ser afetada por som muito intenso devido à vibração, por ressonância, do globo ocular.
Próximo dos 140 dB pode ocorrer a ruptura do tímpano.
Além da música em volume alto em grandes shows e em ambientes fechados como “baladas”, danceterias e bares, há outras circunstâncias em que existe risco potencial de perda de audição: o volume alto do som em automóveis e os walkmans, diskmans ou iPods com fones de ouvido.
Fique atento a esses sinais. Procure um médio ou um Fonoaudiólogo e faça uma avaliação audiológica.
Fonte: http://www.edgarnascimento.mus.br/art70411.htm
http://patriciafono.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário